Política, políticos, politicagem e Redes Sociais

Sempre achei que politica é um assunto que todos deveriam se interessar, mas o que mais ouço é “odeio politica“.

Segundo o Aurélio:
1. Ciência do governo das nações.
2. Arte de regular as relações de um Estado com os outros Estados.
3. Sistema particular de um governo.
4. Tratado de política.
5. Modo de haver-se, em assuntos particulares, a fim de obter o que se deseja.
6. Esperteza, finura, maquiavelismo.
7. Cerimônia, cortesia, civilidade, urbanidade.

Pois bem, se todos se envolvessem em política, com certeza reclamaríamos menos dos políticos, pode parecer óbvio, mas qual o envolvimento político que levamos? Em quem votamos para vereador ou deputado estadual nas últimas eleições? Quantas reuniões de orçamento participativo ou mesmo quantos e-mails encaminhamos para quem elegemos? Se é que lembramos disso?

Toda culpa recai em nós mesmos, e aí temos que aguentar e reclamar de mandos e desmandos nos círculos políticos, conchavos suficientes para criar 200 escolas, ou mesmo um outdoor que custa um valor de um onibus enfim, tudo pago com o dinheiro público.

Hoje existe a fase do “Sou Amigo de Fulano“, perai? Amigo? Por que? Será que ser amigo agora é status para angariar votos? Tem o voto quem é engajado com a sociedade, ou melhor quem faz algo pela sociedade. Será que seu “amigo” faz realmente isso? Ou seu “amigo” lhe garantiu alguns beneficios? Por exemplo um belo cargo de “aspone” em alguma repartição ou mesmo um emprego ou salário a parte, enfim, nada diferente do que ganhar um chaveiro ou uma camisa por um voto, só que em escalas mais prejudiciais a sociedade.

Antes de mais nada, não sou adepto a nenhum partido, não tenho candidatos ainda, mas já sei em quem não voto, por pura observação de conduta.

Um candidato que não respeita o minimo do seu semelhante, qual seria o respeito quando tivesse poder nas mãos? Ou com poder nas mãos, o que fez?

Cidade Limpa? Ora basta uma pequena volta no quarteirão para entender que isso não faz o menor sentido para eles! Placas, cartazes, gente com bandeiras, enfim, ganha então quem for mais colorido? Ou mais presente? Estou em São Caetano do Sul, para quem conhece o centro da cidade é composto por poucas ruas e é tremendamente inconveniente o mesmo candidato a prefeito com 10 carros de som circulando no Centro da Cidade em baixissima velocidade para que o single seja “decorado” por todos. Na boa, realmente eles acham que essa estratégia de irritação convence o eleitor? Se fosse assim funkeiro com Stillo Amarelo e som no carro em posto de gasolina seria a sensação da mulherada, acordem por favor !

E as Redes Sociais? São locais publicos eleitorais para quem quiser postar sobre seu candidato, realmente se houvesse a proposta, mas não ! Apenas colocam o número do candidato “amigo” a foto e vamos ai ! “Como tenho mil amigos vão eleger meu amigo“, e dá-lhe propaganda e dá-lhe cancelar assinatura, simples assim ! Sem proposta, sem assinatura 🙂

Será que a oportunidade do Candidato se aproximar mais do seus eleitores e mostrar algo de concreto, projetos e responder dúvidas e ouvir reclamações são realmente trocadas por santinhos virtuais? É dificil realmente ver um candidato com um perfil que atenda o eleitor, são apenas declarações de Agenda, de onde esteve e com quem esteve, e mais uma reinauguração de rua ou pavimento. Uma grande ferramenta de aproximação utilizada de maneira totalmente incorreta.

Em viagens a Porto Alegre, vi que os candidatos saiam na praça principal e conversavam com as pessoas… Eu disse conversavam. Não é levar artista falido pra fazer show, é dar a cara a tapa aos eleitores e ali conseguiam seus votos. Não eram tratados como celebridades, eram tratados como se fosse realmente uma entrevista de emprego, nada de autógrafos ou fotos para o facebook ou orkut rs.

Estranhamente aqui no ABC os candidatos aparecem sempre que um outro candidato de maior visibilidade aparece, verdadeiros papagaios de pirata puxa saco! Basta uma inauguração de ponte, e lá esta ele e mais um monte deles. Reinauguração da ponte, e la vai ele de novo e mais uma dezena. E por ai vão carreatas em tuneis, pracinhas, lombadas e quadras de futebol. Ah ! E projetos (papel) de metro agora ! Lamentável.

Sempre esperei que um candidato fosse exemplo de algo bom para a sociedade, tivesse planos para a comunidade e planos palpáveis, não “viagens” politicas e utopias, que tivesse caráter o suficiente para assumir os erros e corrigi-los, afinal ninguém é infálivel, mas quando representamos uma comunidade toda devemos saber que o erro replica em quem depositamos nossa confiança, e isso é um laço importante para todos. Confiança demora-se muito para ganhar e pouco para se perder.

Isso é só um desabafo do que vejo por ai, me desculpem, mas vejo no Facebook tentativas de mostrar o que acontece no ABC e são tidas como coisa de “oposição” mas não é ! Isso sim é política ! É gerar a discussão! É tentar mostrar tudo que acontece ! É interesse da população e devem ser esclarecidos da melhor forma possível. É a oportunidade de mostrar aos eleitores propostas, versão de fatos e principalmente esclarecer dúvidas !

Se algum candidato se ofender com essas palavras, me desculpe, mas estou pronto a debater sobre os pontos aqui apresentados e sinceramente não acredito que promover a poluição sonora/visual ou mesmo nas Redes Sociais é garantia de ser eleito, é dinheiro jogado fora.

1 comentário

  1. Leandro M.D. · julho 30, 2012

    Deveriam trocar a frase “odeio política” por “odeio políticos” (ou melhor: “odeio certos políticos”)

Deixe um comentário