Wireframes e outras coisas

No último sábado participei de uma calorosa discussão sobre qual a real finalidade do Wireframe.

Quem seria “O Deus” por trás de tal obra ?!

Enfim, nem tanto ao céu e nem tanto a terra. Como nunca acreditei em verdades absolutas, ponderei sobre o assunto por várias horas e resolvi escrever este post.

O primeiro ponto a analisar é quem cria o Wireframe? Seria o Arquiteto de Informação? O Gerente do Projeto? O Diretor de Criação? O Desenvolvedor Senior? A Copeira?

Cada um tem a sua especialidade, talvez alguns mais do que outros, afinal a Copeira tem o dom supremo de manter todos acordados como zumbis com o café rs. Mas vamos pensar: é possível que um arquiteto de informação seja (espera-se) o cara que entenda de Usabilidade, que compreenda as necessidades do cliente e seus anseios por resultados e se ele entender de criação, semiótica, programação de front end, compreender das funcionalidades de um back end, tempo de resposta de um banco de dados e uma idéia de quantos registros serão manipulados por segundo, tenho certeza que o wireframe produzido não deve ser tocado por ninguém e seguido a risca.

Porém quantos profissionais possuem todas estas qualidades? Ou pior? Quantos acham que possuem todo este conhecimento?

No site User Expertise, são classificada as vantagens e desvantagens de um wireframe:

“No entanto o designer pode (e deve), quando da construção de um wireframe ter um pensamento na ótica da experiência do usuário, evitando layouts complexos, conteúdos redundantes e links ocultos. Nesta análise por parte do designer, deve ter em consideração a eficácia do web site, a supressão de etapas e consolidação do layout. De modo a ir ao encontro das diretrizes de usabilidade anteriormente referidas.

Tem como principais vantagens:

  • A facilidade de previsão e análise de usabilidade no momento de construção;
  • A ajuda a equipe de desenvolvimento e programação, produzindo a ideia base, padronizada;
  • Os wireframes são também utilizados após a implementação, para que seja possível a comparação entre o protótipo e o produto final;
  • É conotado como um documento da página, auxiliando a análise futura de riscos e de funcionalidades.

As desvantagens são as seguintes:

  • A não-aceitação por parte do cliente de um layout mais orgânico, com base nas leis da usabilidade, em confronto com designs de grande impacto gráfico.
  • Se os web designers, seguirem à risca todo o wireframe, o produto poderá perder a nível da criatividade e inovação.
  • Se não for desenhado a uma escala exata pode ocorrer complicações de dimensões de página, e todo o projecto poderá ficar comprometido.”

Hoje em dia a palavra de ordem é inovação, em uma constante guerra com novos dispositivos e a disputa acirrada com novos desenvolvedores que aparecem a cada minuto, sacrificar a inovação seria um tiro no pé. Como disse anteriormente, se o responsável pela criação do Wireframe possui conhecimentos para atender todas as necessidades desta importante parte do projeto, ótimo ! Senão, um trabalho a várias mãos seja o modelo mais apropriado, como diria a filosofia mais antiga “Cada um no seu quadrado”.

Todos os papéis em um projeto Web são extremamente importantes, como disse antes não existe uma verdade absoluta ! Se todos fossem seguir a Usabilidade citada por Jakob Nielson, os sites seriam de usabilidade incrível, mas todos praticamente iguais. Mas quem segue pelo menos alguma coisa? 90% dos sites no Brasil não seguem os padrões da W3C, imaginem o quesito usabilidade?

Mas ai você me pergunta, como então eu construo um Wireframe?

Existe um tutorial excelente produzido a partir do original da Six Revisions, aqui. Porém seguir apenas o tutorial que começa dizendo que o Wireframe é um importante passo para o processo de design, seria negligenciar a real importância disso, será que um Diretor de Criação sabe onde deve incluir um post back? Ou se realmente um Drop Down de todas as cidades brasileiras é adequado em determinada funcionalidade? Enfim, fica claro que é necessário consultar mais alguém… A Copeira? rs

Richard Barros, comenta em seu post a seguinte frase que acho brilhante:

Arquitetos de informação não são necessariamente designers, mas  não saber desenhar não significa que tenha que ter medo de criar wireframes. Supere esse medo e expresse suas ideias no esboço de alguma forma. Desenvolver wireframe é como projetar seu website em voz alta.

Enfim, um wireframe construído a várias mãos tem tudo para ser uma ferramenta que ajuda a todos, arquitetos, designers, desenvolvedores, dba´s, o cliente e principalmente A Copeira.

Fontes:

http://www.userexpertise.com

http://desenvolvimentoparaweb.com

http://www.richardbarros.com.br/

1 comentário

  1. Pingback: Escopo | S3k7or's Blog

Deixe um comentário